La Paloma é um importante spa e oceano porto sul do departamento de Rocha, localizada no Cabo de Santa Maria, na junção das rotas 10 e Nacional 15.
A cidade foi fundada em 01 de setembro de 1874.
É conhecida pela sua tranquilidade e suas praias, cujo comprimento é de aproximadamente 20 km. A população permanente de 3.495 habitantes, aumentando com a chegada de 30.000 turistas nos meses de verão (janeiro-fevereiro).
O resort deve seu nome a que, anteriormente Cape Santa Maria foi muito temido por marinheiros ponta, e de longe por causa da quantidade de rochas e espuma das ondas, parecia ser a silhueta de uma pomba.
O spa consiste em a cidade velha, onde os mais antigos edifícios residenciais perto do farol de La Paloma e no lado oposto da ilha La Tuna, uma pequena ilha cuja única vegetação era uma pêra espinhosa no centro, embora haja agora um pinheiro. Ao redor da cidade velha é o novo centro de La Paloma, com construções mais recentes, que se estendem ao longo da avenida principal, Avenida Solari. As casas são em estilo alpino design francês, a maioria destinada para alugar.
A meados do século XX experimentou um spa alargamento, com projecto pelos arquitetos Carlos Gómez e Juan Antonio Scasso.2 Gavazzo La Paloma tem diferentes praias de diferentes características (com pedras, com ondas, águas calmas e profundas, áreas pesca). Alguns deles são La Aguada, Costa Azul, La Balconada, Anaconda ea Cabito.
Na área circundante é o spa de La Pedrera, com uma aparência muito característica. Com a nova lei de descentralização, La Paloma tranformó em um município, sendo eleito prefeito para o período 2010-2015, Alcides Perdomo
Veja mais sobre a história da La Paloma
Veja também informações sobre La Pedrera, Rocha y Costa Azul.